O fim das aulas e os exames!

Hoje tive o meu último exame! A última actividade académica, na Dinamarca, a pouco mais de 24 horas de voltar a Portugal. 🙂

As Aulas

Há uns tempos atrás, falei aqui das aulas, e a realidade permaneceu a mesma até ao seu final.

Interface Design and Aesthetics foi uma disciplina muito interessante sim, as aulas muito bem dinamizadas e os conteúdos agradáveis, mas não me deu nada de novo, nada que Ergonomia de Sistemas, juntamente com ICPM não me tivessem já ensinado.

Advanced Media and Technologies teve dois professores. O primeiro, mais para a componente teórica, deu umas aulas bem interessantes, sobre temas actuais mas, tenho de confessar, não pareciam nada aulas, parecia uma conversa entre um grupo de amigos, pois eram como aulas de cultura geral, na prática nada nos estava a ensinar. Depois, veio o segundo professor, aquele que era suposto nos ensinar a mexer em Premiere, SoundBooth e After Effects (tudo em 3 ou 4 aulas!). Pois está claro que nada ensinou! O tempo era demasiado curto, não havia nenhum tipo de tutorial e consistiram mais em olharmos para as costas do professor enquanto ele brincava com o programa, para a seguir nos mandar “fazer qualquer coisa”.

Security poderia ter sido a salvação deste semestre na Dinamarca, mas não. Logo à primeira vista seria a única disciplina que me daria algo de novo, que me iria ensinar alguma coisa. Foi a desilusão total! O professor não era nada bom e muito menos motivador; os temas desajustados da realidade em que se encontram as pessoas que escolhem um curso denominado Web Development; os exemplos estranhos e/ou focados num só sistema operativo.

Os Exames

Depois de terminarem as aulas foi tempo de preparar os exames.

Estes, aqui, têm um formato completamente diferente de qualquer coisa a que estejamos habituados!

Antes do exame, temos de tirar uma pergunta à sorte, de entre várias que se encontram escritas em papeis e viradas ao contrário em cima de uma mesa. Após isto, temos 30 minutos para nos preparar-mo-nos para responder, dentro de uma sala, isolados, maso com acesso a todos os nossos livros, apontamentos, internet, …

O exame é oral, com uma duração de 30 minutos, em que parece que estamos mais numa conversa de café, com o professor e um convidado externo, do que num exame.

Após isto somos convidados a sair da sala por poucos minutos, após os quais nos voltam a chamar para nos informarem se fomos, ou não, aprovados e qual foi a nossa nota.

É algo que nunca tinha experimentado mas que me agradou muito! Por um lado pode parecer mais fácil, com os 30 minutos de preparação e com o facto de ser oral, mas a realidade é que se não se sabe, se não se estiver confiante, o professor repara e não há como enganar, logo, acho que é um metodo de avaliação que acaba por ser mais verdadeiro do que o nosso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *