A Residência

A residência não é muito grande (perto de 80 quartos no total) mas, mesmo assim, existem várias cozinhas (3 que eu já tenha visto). Dependendo do quarto em que se está, tem-se uma cozinha correspondente, sendo que cada uma alberga aproximadamente 20 pessoas.

A cozinha funciona de forma independente, ou seja, os residentes são responsáveis por ela, existindo apenas um responsável pela cozinha que funciona como líder. Portanto, cada um de nós tem direitos e deveres!

Primeiro tenho de contribuir mensalmente com cerca de 50 DKK (€6,71) os quais são utilizados para se adquirirem as coisas comuns: detergentes, esponjas para lavar a louça, especiarias, sacos do lixo, …

Embora possa utilizador toda a louça, talheres, copos, tachos e utensílios de cozinha disponíveis, tenho de lavar tudo o que usei, incluindo deixar o fogão, a mesa e o balcão em bom estado.

Todas as semanas existe um responsável por, no fim do dia, guardar a louça que está a secar, lavar os panos comuns, os fogões, as mesas e deitar fora o lixo. Para além desta limpeza diária, está ainda agendada uma limpeza mensal onde todas as pessoas da cozinha têm de participar.

Podem-se realizar festas na cozinha, tendo apenas que se avisar o responsável para não haver eventuais sobreposições e, obviamente, limpar tudo no final. Normalmente, todas as pessoas da cozinha são convidadas para as festas, bem como pessoas de fora.

Escusado será dizer que a falha de algum dos deveres corresponde a uma multa monetária 😉 .

A cozinha está extremamente bem equipada: tem todos os utensílios que possamos necessitar, 2 placas de vitrocerâmica, 4 frigoríficos grandes (o que dá praticamente uma prateleira por pessoa), vários armários, uma mesa grande, com várias cadeiras e, claro, o espaço de convívio. Neste último temos 3 sofás confortáveis, um ecrã plasma e televisão por cabo!

A cozinha, para além da sua óbvia função, é também um excelente ponto de encontro e convívio onde eu (que não pude vir à integração) tenho conhecido várias pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *